SOBRE NÓS

Matriz de Sant'Ana da cidade de Guidoval, MG Informações: procure a secretaria paroquial.

LOCALIZAÇÃO

Praça Sant'Ana, 192

Guidoval/MG - CEP 36515-000

paroquiaguidoval@gmail.com

(32)35781231

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2017 expediente paroquial.  Wix.com

        A Bíblia é a Palavra de Deus, porém isto não significa que ela foi trazida por algum anjo, mas é o relato da experiência de pessoas que desejavam ser fiéis a Deus e procuraram transmitir suas experiências aos seus descendentes. Por isso, a Bíblia é, ao mesmo tempo, fruto do céu e da terra, história de Deus e história da humanidade. Na Bíblia a Palavra de Deus foi expressa pela palavra dos homens, revelando o projeto de Deus. No mês de setembro, dedicado na Igreja católica à Bíblia, queremos ler e estudar mais a Sagrada Escritura. Para este fim preparamos aos nossos leitores um Teste Bíblico acreditando que, ele vai proporcionar aos nossos amigos momentos de estudo, descobertas e encanto com a Palavra do Senhor.

 

1. Cristo, nas suas parábolas, quis mostrar que Deus não abandona o pecador. Faz tudo para recuperá-lo. Que parábola mostra isto? Se você não está sabendo qual é, então leia: Mt 18,12-13 e Lc 15, 1-7.

 

2. Em duas ocasiões, os hebreus atravessaram o mar ou o rio a pé enxuto. A primeira vez foi no Mar Vermelho. E a segunda? Quem comandou a passagem? Se você não sabe, então leia: Livro de Josué, capítulo 3.

 

3. Quais são os evangelistas que descrevem o nascimento de Cristo? Qual é o que se alonga mais? Qual fala dos magos (e não de reis)? Quantos eram os magos? Se você não sabe, então terá que ler os Evangelhos, nos primeiros capítulos de Mateus, Lucas e João.

 

4. No Evangelho segundo Mateus há uma parábola que causa algumas dificuldades. Esta parábola não quer falar nada de justiça social. Ela está num plano sobrenatural. Qual é a finalidade dela? Será que você sabe que parábola é esta? Se não sabe, então leia: Mt 20,1-16.

 

5. Da infância de Jesus, a Bíblia falam muito pouco. Há um fato, uma passagem, que só um evangelista menciona. É a fuga para o Egito. Qual é o evagelista que menciona tal passagem? Em que circunstâncias se deu essa fuga? Quem era o rei? O que ele queria fazer? O que aconteceu com as crianças de Belém? Se você não sabe então tem de procurar a passagem num destes dois evangelistas: Mateus ou Lucas. Logo nos primeiros capítulos.

 

6. Os sete diáconos, instituídos pelos Apóstolos, começaram a pregar. Um foi apedrejado. Outro começou a pregar e movido pelo Espírito Santo encontrou-se com uma pessoa muito importante que veio a Jerusalém para fazer peregrinação e celebrar a Páscoa. E esta pessoa importante, um estrangeiro, se converte. Será que você sabe os nomes dos 7 diáconos? Quem foi apedrejado? Quem batizou aquele peregrino? Donde era essa pessoa? Como se deu a conversão? Que livro a pessoa estava lendo? Se você não sabe, então terá que ler: At 6, 5-6; At 7 e 8, 26-40.

 

7. Cada evagelista escolheu, dentre as parábolas de Jesus, aquelas que mais se coadunavam com o propósito e a finalidade do seu Evangelho. Mateus escolhe as parábolas que tenham mais contato com a vida dos judeus. Lucas apresenta mais parábolas sobre a misericórdia. Há uma parábola na qual Cristo deseja inculcar nos discípulos o reto emprego das coisas criadas, o desapego do coração em relação a essas coisas e o modo de servir-se delas para alcançar a vida eterna. Que parábola é esta? Se você não sabe então veja Lc 16,1-16.

 

8. O nome entre os judeus tinha um grande significado. Queria indicar a missão da pessoa na sua vida. Também o Messias teve o seu nome indicado por alguém. São Paulo se refere inúmeras vezes a este nome. Será que você sabe os trechos? Se você não sabe, então terá que ler: Lc 1-2; At 4,8-12; Flp 2,10-11.

 

9. Após o batismo, Jesus foi impelido pelo Espírito Santo para o deserto. Quantos dias Jesus ficou no deserto? Como se comportou? Quem quis que ele desistisse da sua missão? Como Cristo reagiu? Quais foram as propostas? Se você não sabe, então terá que ler: Lc 4,1-13 e Mt 4, 1-11.

 

10. Só um evagelista, justamente aquele que fala da misericórdia, realça o Cristo tendo pena dos doentes, dos publicanos, das viúvas. Ele relata, e só ele, o caso de uma ressurreição. Onde foi essa ressurreição? Em que parte da cidade? Como se realizou? Se você deseja responder a essas perguntas, então terá que ler: Lc 7, 11-17.

 

11. Jesus teve sentimentos. Chorou várias vezes, assim dizem os evangelistas. Numa vez, por ocasião da morte de Lázaro, João evangelista menciona as lágrimas de Cristo. Mas em outra ocasião, ele também chorou. Será que você sabe qual a razão do choro de Jesus? O motivo? Sobre quem ou o que ele chorou? Se você não sabe, então leia: Lc 19, 41-44 e terá a resposta.

 

12. Acontece que os que se sentem ameaçados em suas posições, procuram afastar-se ou até eliminar os causadores desta ameaça. Assim aconteceu com os fariseus ao ouvirem a pregação de um mensageiro de Cristo. Será que você sabe quem é esse mensageiro? Como foi o diálogo com os fariseus e seus enviados? Se você não sabe, então leia: Jo 1,19-28.

 

13. Numa cidade, Cristo leu ao povo uma profecia: “O Espírito do Senhor repousa sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor.” Quem escreveu esta profecia? Em que cidade Cristo repetiu esta profecia? Se você não sabe, então leia: Lc 4, 14-28.

 

14. Um rei ocupou Jerusalém, e ali mandou que rasgassem e queimassem todas as Bíblias. Qual é nome desse rei? Era rei de qual país? Se você não sabe, então leia: 1 livro dos Macabeus capítulo 1 e terá a resposta.

Num dos livros da Bíblia se diz que Cristo após a ressurreição apareceu certa vez a um grande grupo de pessoas. Esse grande grupo era de quantas pessoas? Para saber leia 1 Cor 15.

 

15. Só Deus perdoa os pecados, porém, Jesus em virtude de sua autoridade divina conferiu aos apóstolos seu próprio poder de perdoar os pecados. Em que momento da vida de Jesus isso aconteceu? Se você não sabe leia: capítulo 20 do Evangelho de João.

TESTE  BÍBLICO

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now