CASAMENTOS

Orientações aos noivos – Paróquia Sant´Ana – Guidoval. Tel.(32) 35781231

________________________________________________________________________________________________

1. RESERVA  DE  DATA

• Marcar com antecedência a data e o horário. O casamento é agendado na presença do noivo e da noiva. Oferecemos dois horário para celebrar o casamento aos sábados: ás 10h00 e 20h00. Outro horário só com autorização do Padre.

2. ESPÔRTULAS

• Cerimônia, documentação religiosa, Proclamas, Registro, taxa de filmagem............................................................R$ 300,00

• Somente cerimônia, registro e taxa de filmagem (quanto os noivos trazem documentação

pronta da outra paróquia .................................................................................................................................................R$ 250,00

• Somente documentação religiosa (quando os noivos precisam só da documentação
    religiosa para se casarem em outra igreja) .......................................................................................................................R$ 50,00

• Encontro de Noivos ............................................................................................................................................................. R$ 20,00

No Salão Paroquial não pode colar nada nas paredes e nem pregar os pregos!!!

3. PROCESSO  DO CASAMENTO RELIGIOSO

3 meses antes da data do casamento os noivos deverão abrir o Processo do Casamento Religioso. Este processo deve ser feito na paróquia do noivo ou da noiva. Os documentos a serem providenciados por ambos para o processo religioso são:

• Certidão de Batismo (documento extraído na Paróquia onde os noivos foram batizados,destinado para fins matrimoniais), recente ou atualizado para fins matrimoniais – com data inferior a 6 meses do casamento.

• Certidão de Nascimento - xerox

• Certificado do Encontro para os Noivos ( a participação do Curso de Noivos é obrigatória).

• Comprovante da abertura do Processo Civil do casamento no Cartório.

Ao abrir o Processo do Casamento Religioso, há uma entrevista individual do Padre com o noivo e noiva !

4. MÚSICA  E  DECORAÇÃO

Durante a celebração do Sacramento do Matrimônio deve ser tocada só música religiosa e sacra! É proibido tocar música dos filmes e novelas. Admitimos apenas 6 músicas: para o cortejo nupcial - todo mundo entra junto ( damas, noivo e o máximo cinco casais de padrinhos de cada lado),

– para entrada da noiva e um par de damas na frente dela, para dama (dama surpresa), que entra levando as alianças antes da bênção e entrega das alianças, 4ª- fundo musical para a bênção das alianças, – assinatura dos documentos e - saída. Os corais convidados pelos noivos podem usar o som da igreja. A Paróquia oferece também, de graça,  um CD  com música cerimonial para os casamentos. Pedimos apenas dois casais das testemunhas para  a assinatura do Processo, com letra legível. Os noivos têm a liberdade na escolha da floricultura para a decoração da igreja . A ornamentação da igreja é facultativa.

5. IMPORTANTE

• Pontualidade: o noivo deve chegar 20 minutos antes do horário e aguardar na porta principal da igreja as orientações do cerimoniário.

• Entrada da noiva: a noiva deve chegar 10 minutos antes do seu horário. Para a segurança das pessoas não é permitido jogar arroz ao longo do corredor ou na frente da igreja.

• Outro celebrante: os noivos têm liberdade na escolha do padre, porém pede-se confirmar com antecedência o nome completo do mesmo.

• Qualquer mudança das normas da paróquia somente com autorização expressa do padre.